Grupos de notícias




Anápolis inicia cadastro e vacinação de pessoas com comorbidades acima de 18 anos



A Prefeitura de Anápolis abriu o cadastro e a vacinação para pessoas com comorbidades (veja lista abaixo) acima de 18 anos que podem acessar o site https://vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar e preencher o formulário, anexando laudo médico.  Com o cadastro feito, é só se dirigir a um dos oito pontos de imunização. 

O cadastro e a vacinação também estão abertos para pessoas com Síndrome de Down, com idade acima de 18 anos.  Pessoas com deficiências cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC)-  com idade acima de 18 anos - é outro grupo que pode se imunizar e já estão cadastrados mediante lista.

A vacinação acontece em pontos exclusivos para pedestres, que funcionam no ginásio da UniEvangélica, no Banco de Leite e na unidade de saúde Santa Maria de Nazareth; e em sistema drive-thru na CMTT, Ginásio Internacional Newton de Faria e unidades de saúde do JK, Arco-Íris e Anexo Itamaraty.  A vacina para pedestres não será aplicada em pontos de drive-thru, assim como pessoas em veículos não receberão a dose em unidades voltadas para imunizar pedestres. A medida objetiva garantir a organização das filas e evitar aglomeração.

Mesmo com a abertura da vacinação de pessoas com comorbidades, a Prefeitura continua o cadastro e aplicação da primeira dose em idosos com idade igual ou superior a 60 anos já cadastrados, e profissionais de saúde e segurança acima de 18 anos, conforme listas enviadas pelos conselhos das categorias. 

Comorbidades:
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Cirrose hepática

Obs: No site oficial da Prefeitura pode-se encontrar mais informações sobre os tipos de comorbidades: https://vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar