Quando, em 7 de setembro de 1935, uma grande festa em Anápolis celebrava a inauguração da Estrada de Ferro, os moradores da cidade já vislumbravam o progresso que vinha pelos trilhos. Passados 86 anos, no dia 15 de julho de 2021, outro marco histórico: o lançamento do Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária, que faz do município o maior polo de inovação do segmento na América Latina.
Se na década de 30, do século passado, a notícia veio em forma de uma vibrante alvorada com a então banda de música municipal e uma passeata pelas principais ruas da cidade, no século 21, o anúncio de que Anápolis passa a contar com uma unidade de testes acelerados e padronização de tecnologia ferroviária, com desenvolvimento de pesquisas e realização de treinamentos, veio em um pôr do sol, às margens da BR-060, no grandioso Centro de Convenções do Estado de Goiás.
O lançamento do projeto, que tem à frente o Ministério da Infraestrutura e o Governo do Estado de Goiás, com total apoio da Prefeitura de Anápolis, abriu o calendário de eventos das comemorações dos 114 anos. O governador Ronaldo Caiado, em seu discurso, ressaltou que este é um grande presente para a cidade, que chegou 15 dias antecipado. E ressaltou ainda outra grande conquista, a doação da área para a ampliação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).
Em seu discurso, o prefeito Roberto Naves ressaltou a importância dos precursores, aqueles anapolinos que acreditaram no Porto Seco, que implantaram suas indústrias no distrito. Destacou a união classista, o trabalho desenvolvido pela Acia, CDL, Associação das Indústrias do Daia, do Condefesa, e todas as instituições que direta ou indiretamente contribuem para o crescimento da cidade. “Mais do que a localização estratégica, Anápolis é o que é pelo seu povo”, enfatizou.
Roberto Naves falou ainda que a instalação do centro de excelência é um fomentador da capacitação e formação de profissionais, que irão atuar no setor de tecnologia, por meio de laboratórios modernos, com geração de emprego e renda no município.
Anúncio
Em seu pronunciamento, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou outro presente, segundo ele, para o aniversário de Anápolis: a busca de soluções para o aeroporto. “A cidade precisa ter um aeroporto do tamanho da sua grandeza. Precisamos colocar ele para operar. Vamos encontrar uma solução”, disse.
O ministro destacou que o Centro de Excelência é estruturado em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e formação profissional. “Nós vamos ter o apoio das indústrias, desenvolver ciência e tecnologia aqui e, sobretudo, transformar vidas”, ressaltou. “Há poucos dias do aniversário da cidade, um passo histórico. O futuro está aqui.”