As obras para duplicação da BR-153 após Anápolis, rumo à fronteira com o Tocantins, devem ter início já em 2025. A Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pela administração do trecho da rodovia desde 2021, informa que, até o final do ano que vem, a expectativa é de que mais de 53 km de duplicações estejam concluídos. A previsão é de que as obras terminem em outubro do mesmo ano.
Caso o cronograma geral proposto pela Ecovias do Araguaia se concretize, a duplicação contemplará as cidades de Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis. Para totalizar os 53,44 quilômetros da duplicação como um todo, as obras trarão sete quilômetros de vias no trecho de Campinorte, 16,4 quilômetros para Uruaçu, 28,6 quilômetros para o trecho de Rialma, e 1,4 quilômetros para Rianápolis. “Até o final do contrato, serão 448,54 quilômetros de rodovias duplicadas no estado”, compartilha a concessionária.
Informações compartilhadas pela Ecovias do Araguaia mostram que, entre janeiro e outubro de 2023 e janeiro a outubro de 2024, “houve uma redução de 35% no número de acidentes com vítimas fatais”, o que comprova a eficácia de obras como essa. Os trechos sob responsabilidade da empresa somam mais de 800 quilômetros de estradas entre Goiás e Tocantins, passando por 28 municípios nos dois estados.
“Ao todo, o contrato de concessão prevê 622 quilômetros de duplicações [entre Goiás e Tocantins], 57% com previsão de conclusão até o 10º ano… Até o final do contrato, serão 448,54 quilômetros de rodovias duplicadas no estado [de Goiás]”, coloca a concessionária em nota.
O trecho norte da BR-153 em Goiás já foi considerado uma das piores vias no estado, com malha pouco diversificada e riscos de acidentes. Apesar das intervenções para complemento asfáltico, cobrindo grande parte dos buracos que afetavam a qualidade do trânsito, as obras para duplicação ainda são necessárias. No ano passado, a concessionária realizou duplicação da BR-153 próximo da região de Gurupi, no Tocantins, antes do mês de setembro (ainda no período de seca), e a expectativa geral da população é de que as duplicações em Goiás sigam o mesmo ritmo.
Para além da duplicação da BR-153 entre Anápolis e a fronteira com o Tocantins, a empresa prevê ainda em 2025 a realização de “serviços de ampliação como dois viadutos, retornos, três pontes, quase 30 km de vias marginais, quatro acessos e passarelas”. Para além de garantir maior segurança para os motoristas, o aprimoramento dos trechos mencionados garantem aumento na capacidade de transporte de mercadorias no estado.
“As obras de ampliação e duplicação da BR-153, em Goiás e Tocantins, com entrega prevista para 2025, têm investimento estimado em R$ 410 milhões”, destacam os investimentos no aprimoramento da via.