Grupos de notícias




Etapas finais do Zatopek têm disputa acirrada entre unidades da rede



Mais de 700 estudantes de 12 escolas municipais participam das etapas finais do Projeto Zatopek, que acontece neste sábado, 28, na Escola Municipal Wady Cecílio, em Branápolis. O circuito de corrida de rua, que acontece desde 2007 na rede municipal, visa a interação dos alunos, a promoção de uma vida mais saudável e a descoberta de novos talentos.

"O Projeto Zatopek é uma ferramenta muito importante no processo educacional dos nossos alunos. Nós da rede municipal de Educação entendemos que as ações que integram o ensino e as atividades esportivas colaboram para um melhor desenvolvimento e convivência social", ressalta Alex Martins, secretário municipal de Educação.

A competitividade esportiva, quando realizada de forma saudável, tem o objetivo de ensinar os estudantes a valorizarem regras, reconhecerem limites, superarem dificuldades, desenvolverem movimentos e construírem o sentimento de equipe. Por isso, os Jogos Esportivos da Rede Estudantil de Anápolis e o Projeto Zatopek movimentam as unidades de ensino na categoria interclasse, com a disputa direta entre estudantes de diversas escolas em várias modalidades, como o futsal, vôlei, queimada, corrida de rua, entre outros.

A Escola Municipal Wady Cecílio é uma das mais bem colocadas na competição. Para Rodrigo Leite, diretor da unidade, é muito satisfatório ver seus estudantes se esforçando para darem o seu melhor tanto nos treinos, quanto nos jogos e corridas. "Estarmos bem colocados na competição é só uma consequência do trabalho duro das nossas crianças. As etapas do Zatopek são momentos maravilhosos de muita alegria, energia e brilho no olhar", conta.

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Escola Viva, incentiva a prática esportiva como ferramenta de socialização e promoção de saúde aos estudantes. Participam das etapas finais do Zatopek as Escolas Municipais Afonsina Mendes do Carmo, Cora Coralina, Deputado José de Assis, Dona Alexandrina, Jahir Ribeiro Guimarães, Manoel Gonçalves da Cruz, Professora Nadyr de Souza Andrade, Raimunda de Oliveira Passos, Realino José de Oliveira, Rodolf Mikel Ghannan, Rosevir Ribeiro de Paiva e Wady Cecílio.