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Identidade cultural na educação infantil é tema de formação para servidores da rede



Mais de 250 auxiliares de educação, equipes gestoras e professores da educação infantil participaram, na última semana, da aula inaugural do curso “Formação Cultural para a Infância”, promovido pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), da Secretaria Municipal de Educação.

“Para além dos muros: a cultura urbana e as infâncias” foi o tema da aula ministrada pela professora e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Rhaisa Pael. O evento contou também com apresentações culturais da Escola de Música, do Corpo de Baile da Escola de Dança e da companhia de teatro da Escola de Teatro de Anápolis (ETA).

Katia Cilene, professora da rede e formadora do Cefope, reconhece a importância do trabalho pedagógico comprometido com questões atuais e pertinentes ao patrimônio cultural de uma região. "A formação cultural docente apoia-se na arte como objeto de apropriação e elemento essencial no cotidiano da educação infantil, sendo reconhecida como lugar do sensível, do desafio e da exploração do corpo, do tempo e da natureza", ressalta a professora.

O curso visa despertar na criança, desde sua fase de educação infantil, os aspectos culturais da cidade, os monumentos, aspectos históricos e linguísticos, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A formação, que terá duração de 120 horas e certificado de conclusão ao final, será dividida em diversos módulos, com temas como Docência e Formação Cultural para a Educação Infantil, Bens Culturais Materiais e Imateriais, e Patrimônio Cultural: gestão, legislação e preservação.