O Governo Lula vai destinar 40 Smart TVs para a execução de um programa de cinema voltado à reintegração social de presos em penitenciárias federais de segurança máxima. A aquisição dos equipamentos terá custo total de R$ 85,4 mil e os aparelhos serão distribuídos entre as cinco unidades do sistema penitenciário federal.
Além desses 40 televisores, o governo também vai destinar mais Smart TVs para ampliar o acesso ao cinema dentro dos presídios federais, permitindo que presos participem de sessões de exibição de conteúdos audiovisuais como parte do programa ReintegraCINE.
As TVs são de 50 polegadas, com resolução 4K e acesso à internet, e serão utilizadas para a exibição de conteúdos previamente selecionados e autorizados pelos setores responsáveis, seguindo regras rígidas de segurança. A iniciativa substitui o antigo modelo que utilizava DVDs e VHS, considerados obsoletos.
Atualmente, o sistema penitenciário federal conta com cinco unidades no país: Catanduvas (PR), Campo Grande, Mossoró (RN), Porto Velho e Brasília.