Grupos de notícias




Jorcelino Braga: aliança entre Mendanha e Marconi pode “destruir campanha” de aliado



Presidente do Patriota e coordenador do marketing da campanha de Gustavo Mendanha, Jorcelino Braga culpou o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e a Associação Goiana dos ex-Prefeitos de Goiás (Agexp) pela crise que vive a campanha de Mendanha. Em entrevista ao Popular, ele disse que a defesa que a associação faz por uma aliança aberta entre os dois, que dialogam nos bastidores, pode liquidar a campanha do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia.

“Ele (Marconi) está utilizando essa associação para obter benefício próprio, atrapalhando muito a campanha do Gustavo Mendanha”, reclama Braga. Os líderes da Agexp eram favoráveis a uma aliança entre o tucano e o candidato a governador do Patriotas no 1º turno e estimularam o diálogo entre os dois até o limite do prazo.

A ideia era que Marconi disputasse o Senado na chapa de Mendanha. Inicialmente, o candidato do Patriota estava sintonizado com Marconi, com quem conversava constantemente, mas depois se afastou do ex-governador ao notar que os desgastes do tucano poderiam lhe prejudicar eleitoralmente, atém da resistência do grupo de Braga a uma aliança formal. “Nossas pesquisas internas demonstram que essa aproximação pode destruir a campanha do Gustavo”, avalia Braga.

Apesar da aliança não ter sido viabilizada formalmente, o ex-governador acredita que ele e Mendanha ainda podem estar juntos, mas de forma velada. “Não deu certo para estar junto direto, mas estaremos por vias indiretas”, explica Marconi.

Marconi acumula desgastes desde a campanha de 2018, ano em que chegou a ser detido pela Política Federal. Já a campanha do ex-prefeito encontra dificuldades de deslanchar, com uma estrutura minguada de aliados e as pesquisas apontando perspectiva de vitória do governador Ronaldo Caiado (UB) já no 1º turno.