Na mesma manhã em que Anápolis recebeu nova remessa de AstraZeneca, com 12.960 doses, os pontos fixos de vacinação distribuídos pela cidade registraram mais um dia de baixa procura, atendendo cerca de 150 idosos de um total de 3.370 cadastrados que ainda não iniciaram a imunização. Hoje, o município dispõe de 23.300 primeiras doses em estoque.
A desaceleração da busca pela vacina interfere na continuidade da campanha, como explica a diretora de Vigilância em Saúde, Mirlene Garcia. “Nós precisamos concluir a etapa de vacinação de pessoas a partir de 60 anos de idade para começarmos o próximo grupo prioritário”, explica, se referindo ao público de pessoas com comorbidades.
Anápolis recebeu até agora 113.900 vacinas, das quais 99.866 foram aplicadas. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, em duas modalidades: para pedestres, no ginásio da UniEvangélica, no Banco de Leite e unidade de saúde Santa Maria de Nazareth; para drive-thru: na CMTT, no Ginásio Internacional Newton de Faria e nas unidades de saúde do JK, Arco-Íris e Anexo Itamaraty.
Além de pessoas com idade a partir de 60 anos, a campanha de imunização também continua para profissionais de saúde e da segurança pública.
CoronaVac
Não há previsão de chegada de novas remessas da vacina CoronaVac para esta semana, mas a diretora de Vigilância em Saúde já programa a estratégia. “Assim que chegarem, vamos organizar a vacinação de imediato”, diz Mirlene.