O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Leandro Ribeiro (PP), deve ser destaque na corrida por uma vaga na Câmara Federal para representar Goiás a partir de 2023. Com uma rede de apoio que reúne, além das forças do partido, as bases do prefeito Roberto Naves e do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o vereador é um dos favoritos para uma das 17 vagas em disputa.
Conhecido por um perfil mais conservador, a última vez que o município foi representado por um político de centro direita essencialmente anapolino foi em 2007, com o médico Pedro Canedo. De lá pra cá, a representação tem ficado nas mãos da esquerda, principalmente com a atuação do único representante de Anápolis na Câmara Federal, o petista Rubens Otoni.
Diante desse cenário, Ribeiro aposta no discurso bairrista de identificação do eleitor com um candidato que aposta no nome de Anápolis ganhar ainda mais força. Além de nascido no município, Leandro Ribeiro é ex-presidente da Anapolina, empresário na cidade e tem grande participação na vida social do município. Ganhou repercussão ao reafirmar características típicas do anapolino – bairrismo e defesa intransigente de seu município – com o slogan “o candidato só de Anápolis”.
Para fortalecimento da campanha, o candidato tem também a força do partido – comandado pelo senatoriável Alexandre Baldy – e do prefeito Roberto Naves. Figura estratégica dentro do PP e na base caiadista, o líder do executivo anapolino tem dividido a sua agenda política entre a candidatura de Vivian Naves e de Leandro Ribeiro. “Já mostrou que é anapolino raiz, que ama a cidade e que quer trabalhar exclusivamente pelo nosso povo. É por isso que tem o meu voto e o meu apoio”, declarou Naves em vídeos postados recentemente.
Além disso, a candidatura tem apoio do governador e candidato à reeleição Ronaldo Caiado, que também é anapolino. Na última sexta-feira (23) o governador manteve agenda inteira dedicada ao município, com boa parte dela ao lado de Leandro Ribeiro.