Grupos de notícias




Governo lançará aplicativo que permitirá obter CNH sem obrigatoriedade de autoescola



O governo federal prepara, para a próxima semana, o lançamento de um novo aplicativo que promete mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no país. A ferramenta permitirá que o cidadão inicie o procedimento sem a obrigatoriedade de passar por uma autoescola, medida que integra um pacote de mudanças aprovadas recentemente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


 

Segundo informações apuradas pela coluna de Igor Gadelha, o novo aplicativo será chamado “CNH do Brasil” e será apresentado oficialmente em uma cerimônia no Palácio do Planalto, marcada para terça-feira (9/12).


 

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), a plataforma será uma atualização do já existente Carteira Digital de Trânsito (CDT), ampliando suas funcionalidades e permitindo que o processo de habilitação seja conduzido diretamente pelo usuário.


 

Renan Filho afirmou ainda que os Detrans estaduais já foram comunicados sobre a mudança. “Detrans estão informados e acompanhando”, disse o ministro, destacando que as novas regras fazem parte do esforço do governo para modernizar e desburocratizar os serviços de trânsito.


 

As propostas foram aprovadas pelo Contran na segunda-feira (1º/12) e incluem novas diretrizes para quem desejar obter a CNH sem o auxílio de uma autoescola, opção que estará disponível por meio do novo aplicativo.