Grupos de notícias




João da Luz elogia Caiado, parabeniza médicos e professores e fala de projeto que atende vítimas da Covid



Em discurso na tribuna do plenário na sessão ordinária desta segunda-feira (18.out), o vereador João da Luz (DEM), elogiou atuação do governador Ronaldo Caiado (DEM).

"O governador é do meu partido, fez um contingenciamento de despesas e conseguiu equacionar as dívidas do Estado", falou.

João da Luz citou o projeto de Caiado que retira a contribuição de 14,05% para previdência social por parte dos aposentados com rendimentos de até R$ 3 mil.

"Decisão acertada que vai beneficiar os servidores estaduais. Esses aposentados já contribuíram ao longo de suas vidas com a previdência e agora tem o direito de desfrutar de suas aposentadorias na integridade", frisou.

O vereador também falou que venda da Celg T anunciada pelo Governo Estadual por R$1,950 milhões terá o valor revertido para Previdência Social, segundo ele, "dando fôlego a instituição e garantindo o acesso a aposentadoria dos servidores públicos estaduais", frisou.

João da Luz também parabenizou os professores pela passagem do dia 15 de outubro e destacou que nesta segunda-feira é celebrado o Dia do Médico.

"Vimos o quanto esses profissionais da saúde são importantes em nossas vidas. Parabéns a todos os médicos e principalmente aqueles que atuaram brilhantemente no combate a pandemia em Anápolis. ", citou.

O vereador comentou que na passagem do Dia dos Médicos têm profissionais que atuam no SUS em Anápolis de greve "segundo eles, em busca de melhores condições de trabalho e por questões salariais. Sabemos que logo os profissionais de saúde e Executivo vão chegar a um acordo considerando que o povo, a parcela mais carente, acaba ficando prejudicada com a suspensão de atendimentos no SUS", pontuou.

João da Luz continuou seu discurso cumprimento ao prefeito Roberto Naves que foi cobrado pelos vereadores na última prestação de contas sobre o retorno das consultas especializadas e realização de cirurgia eletivas na rede pública.

"Falamos sobre a necessidade de garantir a presença dos médicos em seus locais de trabalho e, eu, especificamente acrescentei que estava na hora de estender a questão da saúde para o pós Covid e outras coberturas", pontuou.

Nesse sentido João da Luz colocou que o chefe do Executivo tem feito investimentos para garantir saúde pública de qualidade a população de Anápolis, inclusive com a entrega de novos hospitais e unidades de saúde.

João da Luz também falou sobre seu projeto de lei que institui o Dia Municipal de Conscientização e Proteção das Viúvas e Órfãos vítimas da Covid em Anápolis.

A matéria foi lida em plenário e segue para análise das Comissões Permanentes da Casa.

"Muitas famílias perderam seus provedores para essa doença. Apresentei essa matéria depois de receber pessoas em meu gabinete falando sobre as dificuldades que estão passando em casa", comentou.

"Uma jovem de 18 anos me disse que perdeu o pai com 44 anos e na sequência a sua mãe. Eles pagavam sua faculdade e agora ela segue lutando para pelo menos sobreviver", citou um depoimento.

"Outra mulher de 42 anos, paraplégica, me disse que vivia com aposentadoria da sua mãe de 78 anos que morreu recentemente de Covid. Então muitas famílias, crianças, viúvas continuam sendo vítimas das consequências trazidas pela doença. E queremos chamar atenção do poder público e da população nesse sentido com esse projeto", concluiu.