Grupos de notícias




Operação da PF contra desvios de verbas federais cumpre mandados em Anápolis



A Polícia Federal do Amazonas (PF/AM) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (30/6), ao menos quatro mandados de busca e apreensão no município de Anápolis, cidade que fica a 60 quilômetros de Goiânia. A ação ocorreu por meio da Operação Enxurrada, que tem como objetivo combater desvios de recursos públicos federais. Informações preliminares indicam que empresários da cidade estariam entre os investigados, mas os nomes não foram divulgados.

Além de Anápolis, a operação cumpriu oito mandados em Manaus, no Amazonas, e um no Distrito Federal. Trata-se de uma investigação que apura possíveis crimes de fraude em licitação, associação criminosa e peculato, em razão de irregularidades no contrato para fornecimento de unidades de água mineral à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no ano de 2017. As possíveis irregularidades teriam sido detectadas pela Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com a equipe policial do Amazonas, o contrato foi celebrado pelo valor de R$ 4.999.991,55, com o propósito de dar apoio à emergência enfrentada por alguns municípios do Estado do Amazonas devido às fortes inundações que ocorreram naquele ano. No entanto, as informações colhidos no inquérito indicam que houve o direcionamento e sobrepreço na contratação da empresa investigada, que, segundo a CGU, representou um prejuízo de, no mínimo, R$ 1.909.181,50.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato e associação criminosa e, se condenados, poderão cumprir até 30 anos de prisão.