Cinco escolas da rede municipal de Educação de Anápolis ficaram entre as mais bem colocadas nas avaliações do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e serão premiadas com um cheque no valor de R$ 80 mil. A ação é um incentivo às unidades de ensino para que continuem a elevar o Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE). Foram contempladas as Escolas Municipais Antônio Constante, Elzira Balduíno, Walmir Bastos, Escola Presbiteriana Orvalho do Hermom e Escola Paroquial São Cristóvão.
Flávia Fernanda Souza, diretora de Ensino da Secretaria de Educação, atribui os bons resultados nas avaliações do Saego ao trabalho que a rede realiza com os estudantes por meio do Núcleo de Alfabetização. “Estamos muito felizes com as classificações, pois elas refletem um trabalho sistematizado que apoia e direciona os professores, garantindo com sucesso a aprendizagem dos nossos alunos”, ressalta.
O Núcleo de Alfabetização é um projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e foi criado para potencializar a qualidade na aprendizagem dos estudantes. O objetivo é trabalhar os assuntos relacionados à alfabetização por meio de observação, acompanhamento e formação continuada de professores de 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Atualmente localizado no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefope) e coordenado pelas professoras Keyla Gonçalves, Fabiane Neres e Leslie Poloniatto, o Núcleo de Alfabetização realiza constantes formações e assessorias para os professores alfabetizadores e mantém parcerias com universidades para estudos e discussões de políticas públicas em âmbito municipal e nacional.
Premiação
O Prêmio Leia, instituído através do Programa AlfaMais Goiás, vai contemplar 150 unidades escolares da rede pública estadual e municipal que apresentaram os melhores resultados no Saego no 2º ano do ensino fundamental, calculados de acordo com o Índice de Desenvolvimento Escolar.
A premiação visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica da rede pública estadual de todo o território goiano, promovendo ações de cooperação técnico-pedagógicas entre escolas que apresentarem os melhores resultados. O evento vai acontecer nesta quarta-feira, 14, às 14h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.