Grupos de notícias




Escolas da rede municipal recebem prêmio que avalia educação no Estado



Cinco escolas da rede municipal de Educação de Anápolis ficaram entre as mais bem colocadas nas avaliações do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e serão premiadas com um cheque no valor de R$ 80 mil. A ação é um incentivo às unidades de ensino para que continuem a elevar o Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE). Foram contempladas as Escolas Municipais Antônio Constante, Elzira Balduíno, Walmir Bastos, Escola Presbiteriana Orvalho do Hermom e Escola Paroquial São Cristóvão.

Flávia Fernanda Souza, diretora de Ensino da Secretaria de Educação, atribui os bons resultados nas avaliações do Saego ao trabalho que a rede realiza com os estudantes por meio do Núcleo de Alfabetização. “Estamos muito felizes com as classificações, pois elas refletem um trabalho sistematizado que apoia e direciona os professores, garantindo com sucesso a aprendizagem dos nossos alunos”, ressalta.

O Núcleo de Alfabetização é um projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e foi criado para potencializar a qualidade na aprendizagem dos estudantes. O objetivo é trabalhar os assuntos relacionados à alfabetização por meio de observação, acompanhamento e formação continuada de professores de 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Atualmente localizado no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefope) e coordenado pelas professoras Keyla Gonçalves, Fabiane Neres e Leslie Poloniatto, o Núcleo de Alfabetização realiza constantes formações e assessorias para os professores alfabetizadores e mantém parcerias com universidades para estudos e discussões de políticas públicas em âmbito municipal e nacional.

Premiação
O Prêmio Leia, instituído através do Programa AlfaMais Goiás, vai contemplar 150 unidades escolares da rede pública estadual e municipal que apresentaram os melhores resultados no Saego no 2º ano do ensino fundamental, calculados de acordo com o Índice de Desenvolvimento Escolar.

A premiação visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica da rede pública estadual de todo o território goiano, promovendo ações de cooperação técnico-pedagógicas entre escolas que apresentarem os melhores resultados. O evento vai acontecer nesta quarta-feira, 14, às 14h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.