Grupos de notícias




Golpes on-line crescem no fim do ano e especialistas alertam para cuidados nas compras



Com a proximidade das festas de fim de ano, o número de golpes on-line volta a subir no Brasil, impulsionado pelo aumento das compras para as celebrações da época. Segundo a Pesquisa de Intenção de Compras da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 76% dos consumidores brasileiros pretendem comprar presentes neste ano — o que representa cerca de 124,3 milhões de pessoas em potencial atividade de consumo.


 

Esse crescimento no movimento comercial chama a atenção de golpistas, que intensificam ações especialmente no ambiente digital. De acordo com especialistas em criminologia, ainda que existam diferentes modalidades de fraudes, as que envolvem tecnologia continuam sendo as mais recorrentes e perigosas.


 

O avanço das ferramentas digitais também tornou os golpes mais sofisticados. Criminosos utilizam técnicas de engenharia social, exploração de distrações e vulnerabilidades digitais para enganar consumidores. Segundo o especialista ouvido pelo portal, a principal defesa do cidadão é adotar uma postura preventiva permanente, mantendo atenção redobrada em qualquer transação on-line.


 

Entre as orientações mais reforçadas estão: desconfiar de promoções muito abaixo do preço de mercado, evitar clicar em links enviados por desconhecidos, confirmar a reputação de lojas virtuais e utilizar métodos de pagamento seguros.


 

Diante do cenário atual de crescente exposição ao ambiente digital, os especialistas recomendam que os consumidores se mantenham vigilantes ao realizar compras on-line e adotem cuidados específicos para reduzir o risco de cair em golpes.