Grupos de notícias




Hospital Dia que realiza atendimentos psiquiátricos em Anápolis está fechando as portas por falta de recurso



O Hospital Dia que atende pacientes psiquiátricos em Anápolis anunciou nesta segunda-feira 24, que está fechando as portas da unidade por falta de recurso.

O Hospital atende pacientes do SUS, e depende dos recursos que são repassados pela prefeitura de Anápolis, fato que desde outubro de 2022 a prefeitura não estaria repassando o valor, a situação ficou insustentável e a Diretoria do Hospital anunciou o fechamento.

Nesta manhã, funcionários do Hospital e pacientes foram até a Secretaria de Saúde e pediram uma reunião com a Secretária, segundo o diretor a secretaria se mostrou bastante receptiva e disposição em resolver a questão.

Para quem ainda não conhece, o Hospital Dia de Anápolis está localizado na Avenida Engenheiro Portela, na região Central, quase no início da Vila Góis. A fachada do prédio é simples. Do lado de dentro, funcionam a recepção; consultórios; salas de eletrocardiograma e encefalograma; banheiros com adptação para portadores de deficiência física; dentre outras instações.

Na parte interna estão os abrigos, onde os pacientes permanecem no período que vai das 8 às 16 horas. Lá, eles recebem atendimento de uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogo, psicoterapeuta e, também, a assistência farmacêutica. Durante a semana, além de todo este acompanhamento, os pacientes recebem refeições e a medicação prescrita.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura que nos enviou uma nota.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que trata-se de uma unidade particular que presta serviços conveniados, inclusive com o município. A análise do repasse mensal a partir da produção do prestador foi concluída pela auditoria e o processo será enviado para a tesouraria ainda hoje. Vale ressaltar que esse é um procedimento regular com todos os prestadores da rede, informação já repassada pela Secretaria à direção do Hospital. É importante destacar que o município dispõe de uma rede de atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos mentais, leves, moderados, graves e persistentes, estes últimos inclusive com acolhimento 24 horas.