Golpistas têm usado o nome da Enel Distribuição Goiás para vitimar clientes da empresa. Através de sites e perfis falsos, eles tentam coletar dados pessoais e emitem documentos de pagamento falsos, inclusive via Pix. A modalidade, no entanto, sequer é aceita verdadeiramente pela empresa.
A fraude pode aparecer no topo do ranking dos buscadores (Google, Bing, Yahoo e outros) quando o consumidor pesquisa algum serviço, como por exemplo, a emissão de segunda via de faturas. Nesse momento, os clientes são induzidos maliciosamente a entrar em um ambiente falso, onde há a opção de pagamento da conta de energia por meio de PIX.
Segundo informações apuradas pelo Anápolis Notícias, em Anápolis dois casos semelhantes já foram registrados na Delegacia, nos dois casos os clientes só perceberam que haviam caído em um golpe quando a ENEL fez o corte de energia por falta de pagamento.
Os golpistas fornecem uma chave aleatória para pagamento no nome da empresa ER Eletricidade e Geração de Energia. Este golpe está sendo praticado em vários lugares do país.
Para evitar caírem algum golpe, os clientes devem ficar atentos, o site da ENEL é https://www.enel.com.br. Note que, no endereço seguro e verificado da Agência Virtual é possível, dentro da área restrita após o login e senha, emitir a segunda via de conta e solicitar outros serviços. Nele, há indicação de site seguro em que aparece o protocolo HTTPS no início da URL, com um cadeado de proteção. Sites falsos não trazem este cadeado e geralmente apresentam caracteres suspeitos como o “@” (arroba) e isto deve ser observado pelos clientes.
A ENEL disponibiliza aplicativos que podem ser baixado na Playstore e na Applestore, além de redes sociais no Twitter, Instagram e Facebook.
Fonte: Anapolis Notícias