Grupos de notícias




Tempo seco em Anápolis acende sinal de alerta para os cuidados com o meio ambiente



A chegada do período de estiagem acende o sinal de alerta para os cuidados com o meio ambiente e a possibilidade de incêndios. O risco de queimadas ameaça não apenas áreas de preservação isoladas, mas também centros urbanos, já que grande parte dos focos são provocados pelos próprios cidadãos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano faz um alerta sobre essas queimadas indevidas dentro da cidade. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98, a pessoa que for pega em flagrante provocando queimada, seja em matas ou lotes vagos, poderá ser conduzida à Delegacia de Polícia, receber multa e até ser preso, de acordo com a gravidade do crime ambiental cometido.

A bióloga Luana Lisbôa, da Secretaria de Meio Ambiente, explicou que com alguns cuidados básicos é possível preservar o meio ambiente e proteger a população. “É essencial que todos façam sua parte para evitar as queimadas, principalmente manter os lotes capinados e limpos”, reforça.

O secretário da pasta, Mauro Douglas, afirmou que a Prefeitura investe na limpeza pública, e neste período, conforme cronograma pré-estabelecido, intensifica as ações. “Sabemos da importância da limpeza urbana, por isso mantemos as equipes diariamente nas ruas. Mas vale lembrar, em especial aos proprietários de áreas particulares, que seus terrenos também precisam ter rotinas de limpeza e capinação, para evitar transtornos e riscos à população”, complementou.

Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isoladas, o melhor a fazer é chamar os bombeiros, por intermédio do número 193. Informe a localidade, se possível em detalhes, para que os profissionais cheguem a tempo de conter as chamas. Nunca tente apagá-las você mesmo.