Grupos de notícias




Tomar segunda dose da vacina é fundamental para evitar agravamento da Covid-19, alerta Secretaria de Saúde



Entre 14 dias e 28 dias após a aplicação da primeira dose. Essa é a janela de intervalo de vacinação entre as etapas, conforme estudos laboratoriais da Coronavac – produto desenvolvido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan –, para que haja uma imunização completa e eficácia global dessa vacina (50,38%), além de prevenção de 78% em casos leves e 100% nos casos moderados, graves e hospitalizações. 

Como são produtos novos e que estão em licenciamento emergencial, ainda não se conhece qual a queda de percentual de imunização quando se ultrapassa o intervalo previsto pelos estudos de cada fabricante. Entretanto, se você olhou no cartão de vacinação e percebeu que já se passaram os 28 dias, não deixe de buscar um dos sete pontos fixos distribuídos pela cidade: estacionamento do Ginásio Newton de Faria, ginásio da Unievangélica, Unidade Básica de Saúde (UBS) do Anexo Itamaraty, Filostro Machado, JK, além do Banco de Leite e CMTT. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8 horas às 18 horas.

Até ontem, 24, havia 2.622 pessoas que receberam a primeira dose em Anápolis e já podiam tomar a segunda dose da Coronavac.