A avaliação do meio político é de que a candidata do prefeito Roberto Naves (Republicanos) está fora do jogo. Faltando apenas três semanas para o primeiro turno, Eerizania Freitas (UB) não conseguiu sair de um dígito nas pesquisas, mesmo com o suporte da máquina municipal e estadual, as cinco visitas de Ronaldo Caiado a Anápolis e a imagem do governador em destaque na propaganda eleitoral da candidata.
Nos últimos dias, Roberto, que passou todo o tempo escondido para não prejudicar a aliada com a rejeição dele, abandonou a estratégia e resolveu sair da toca para "trabalhar para tentar derrotar Márcio Corrêa, candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro" e "apoiar, direta ou indiretamente, Antônio Gomide, da esquerda", segundo o Jornal Opção, em reportagem publicada neste domingo (15).
O jornal aponta que uma das preocupações de Roberto Naves é de que "Márcio Corrêa promova uma profunda auditoria nas contas da prefeitura", o que pode complicar ainda mais a situação de Roberto na justiça quando ele se tornar ex-prefeito, dentro de alguns meses.
Mas a reportagem analisa que Roberto está cometendo um suicídio político pelo receio de que a liderança de Márcio Corrêa (PL) atrapalhe os planos do atual prefeito de tentar se eleger novamente em 2028.