Grupos de notícias




Em Anápolis, teste de covid servirá como comprovante para afastamento do trabalho



Considerando a alta procura das unidades públicas de saúde de Anápolis, nas últimas semanas, exclusivamente para obtenção de atestado médico em casos de covid, um decreto publicado na edição de ontem (18) do Diário Oficial do município suspende, pelos próximos 30 dias, a emissão do documento pela rede municipal. Em seu lugar, será aceito para fins de comprovação o teste com resultado positivo para a doença.

Diante da expansão de casos desde que foi confirmada a transmissão comunitária da variante ômicron na cidade, a medida é uma estratégia da autoridade sanitária para desafogar as unidades de saúde da rede e já está vigorando para servidores municipais. No setor privado, o empregador que optar pela exigência do atestado médico deverá acionar o atendimento em hospitais particulares.

O decreto é respaldado por nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde, publicada na mesma edição do Diário Oficial, descrevendo o cenário epidemiológico atual, que trata da “admissão de resultado positivo de exame RT-PCR e/ou PCR-antígeno, para Covid-19, realizado por profissional de saúde devidamente habilitado, como documento eficaz e suficiente para adoção de medidas de afastamento de atividade laboral e/ou isolamento domiciliar conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”.