Grupos de notícias




Empresa de coleta de lixo de Anápolis emite nota em resposta à paralisação dos funcionários



A Quebec Construções e Tecnologia Ambiental S.A., empresa responsável pela coleta de lixo urbano e operação do Aterro Sanitário de Anápolis, emitiu uma nota em resposta à paralisação dos funcionários ocorrida nesta sexta-feira, 07/07/2023.

No comunicado, a empresa afirma que a paralisação é ilegal, pois não foi notificada previamente sobre qualquer reivindicação dos empregados ou sobre a paralisação em si, que deveria ser comunicada com 72 horas de antecedência. A Quebec ressalta que opera regularmente, cumprindo os termos exatos do contrato de prestação de serviços públicos.

A empresa destaca que sempre cumpre as normas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e que o reajuste salarial foi realizado em março deste ano.

Em relação às horas extras, a Quebec esclarece que o contrato de trabalho prevê a compensação da jornada, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho e o acordo individual de banco de horas. Segundo a empresa, a compensação de jornada é realizada de forma lícita, autorizada pelos artigos 7º, XII/CF e 59, 82º da CLT, além das Súmulas 85, I/TST. As horas extras não compensadas até o fechamento do banco de horas são devidamente quitadas no contracheque de cada colaborador, sendo que o fechamento do banco de horas ocorreu em 30/06/2023, com o pagamento agendado para o dia 10/07/2023.

A Quebec informa que a coleta de lixo é realizada com a quantidade de caminhões exigida no contrato de prestação de serviços públicos. Quanto aos coletores de lixo, a empresa alega possuir um efetivo superior ao exigido em contrato, incluindo colaboradores reservas para suprir adequadamente a demanda na eventual ausência de algum funcionário.

Por fim, a empresa se coloca aberta a ouvir os colaboradores e negociar em relação a eventuais demandas que forem solicitadas, e diz que os funcionários já voltaram ao trabalho.

Fonte: Anápolis Notícias