Grupos de notícias




Esporte escolar da rede municipal de educação alcança cenário nacional



Contribuir com a melhoria do desempenho escolar, concentração, respeito às regras, coordenação motora e saúde dos estudantes por meio do esporte. Esse é o objetivo dos Jogos Esportivos da Rede Estudantil de Anápolis (Jerea) e do circuito de corrida Zatopek, desenvolvidos pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Escola Viva.

“A prática esportiva na rede municipal visa não somente o presente dos estudantes, mas também à preparação deles enquanto atletas do futuro. Muitos dos nossos competidores estão se destacando e ganhando prêmios pelo Brasil e pelo mundo e, acima de tudo, colocando em prática os ensinamentos que aprenderam nas aulas de Educação Física”, ressalta o professor Markus Bonfim, coordenador do programa Escola Viva.

Nesta semana, o estudante Wendell Júnior, de 12 anos, foi contratado pelas categorias de base do Flamengo e já está no Rio de Janeiro para começar a treinar com os companheiros. Na rede municipal de Educação, Wendell foi aluno da Escola Municipal Dona Alexandrina até o ano de 2022, sendo um dos principais competidores e medalhistas do Jerea e do Zatopek.

“Eu estou muito feliz de estar tendo essa oportunidade de jogar aqui no Flamengo. Cheguei até aqui porque me dediquei ao esporte e aos estudos na escola, por isso estou conseguindo realizar meu sonho. Nos jogos do Jerea e do Zatopek eu competi com vários colegas que têm muito potencial e eu espero que eles, assim como eu, se esforcem e não desistam dos seus sonhos”, conta Wendell.

Para Alex Martins, secretário municipal de Educação, a trajetória de Wendell é um exemplo a ser seguido. “Muitos dos nossos estudantes têm o sonho de se tornar atletas profissionais e a escola é uma porta de entrada para isso. As unidades de ensino atuam como agente transformador tanto no aspecto pedagógico quanto na perspectiva de futuro destes meninos e meninas”, diz.