Grupos de notícias




Laboratório de Anápolis é proibido de fabricar ivermectina e outros remédios



O laboratório Vitamedic, localizado em Anápolis, foi proibido de fabricar, distribuir e vender ivermectina e diversos outros remédios. A determinação consta em resolução publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na quinta-feira (29). Uma série de outras resoluções com proibições semelhantes foram publicadas no início de abril. A indústria farmacêutica também já foi alvo de diligência fiscalizatória da Polícia Civil por indícios de crime contra as relações de consumo e descumprimento de normas sanitárias.

Nas últimas resoluções publicadas contra o laboratório (confira documento abaixo), a Anvisa determinou o recolhimento dos medicamentos, bem como a suspensão do comércio, distribuição e uso dos produtos. Entre os remédios estão a ivermectina, fármaco utilizado para tratar infecções causadas por vermes e parasitas, mas que ganhou notoriedade ao ter o uso relacionado ao tratamento da Covid-19, mesmo sem nenhuma comprovação científica que aponte eficácia.

Além do mencionado medicamento, também foram recolhidos e tiveram a fabricação suspensa: o vertizan, usado no tratamento de distúrbios circulatórios cerebrais; o nimelit, que combate inflamação, dor e febre; lorasliv, utilizado para o alívio dos sintomas associados à rinite, entre outros remédios.

Conforme a Anvisa, a indústria deixava os medicamentos em local não autorizado dentro da área fabril, além de descumprir as normas com relação à etiquetagem e revisão gerencial periódica. No documento, o órgão ressalta que o laboratório também não respeitou medidas relacionadas à questão com pessoal, instalações, equipamentos, documentação, produção, controle de qualidade e outras infrações.

Fonte: Mais Goiás