Grupos de notícias




Prefeitura entrega comenda voluntários de coração nesta Sexta-feira, 25



Em agenda previamente marcada com representantes do SindSaúde, a secretária municipal de Saúde, Elinner Rosa, provou que após várias tentativas junto ao Ministério da Saúde para saber o motivo pelo qual Anápolis ficou de fora da portaria do piso da enfermagem, o governo federal confirmou por e-mail o envio dos dados obrigatórios no prazo correto. Certificou ainda que as informações serão carregadas mais uma vez no InvestSUS e disponibilizadas em 1º de setembro com um novo ciclo para que nenhum profissional seja prejudicado.

“Esse é o momento oportuno para falar sobre esse assunto e mostrar, por meio de vídeos e e-mails, que Anápolis inseriu todos os dados no dia 29 de junho por meio de uma planilha com 992 nomes de profissionais habilitados para receber o novo piso”, esclareceu a secretária, reiterando que a Prefeitura entende que seu principal ativo são seus profissionais e, quando se trata da classe de enfermagem, fica claro que a prestação dos serviços de saúde não seria possível sem essa equipe.

Elinner Rosa pontuou ainda que, em nenhuma das revisões realizadas pelo Ministério da Saúde sobre pendências ou ausências de envio dos dados, Anápolis constava com possíveis incoerências, o que deixou o município surpreso ao notar a ausência de seu nome na Portaria 1.135 de 16/08/2023, tendo de imediato se mobilizado a realizar várias tentativas junto ao órgão para identificar o que haveria ocorrido.

A secretária reafirmou que, desde a divulgação da Portaria no dia 16 de agosto, o município vem buscando explicações junto ao Ministério da Saúde que, em resposta, divulgou nova abertura do sistema para cadastramento de dados pertinentes ao piso, prevista para 1º de setembro. São 117 municípios no país que enfrentam a mesma situação, o que fez com que o Cosems/GO (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) entrassem na discussão para pedirem um posicionamento oficial do Ministério da Saúde.

Através de um diálogo amistoso, aberto a escutar e responder as dúvidas apresentadas, foi reforçado o compromisso desta gestão em trazer solução para o caso. A reunião trouxe ainda um acordo importante entre a secretária e sindicato, que selaram o compromisso mútuo de discutir saúde pública e melhorias para a rede municipal em agendas fixas todas as terceiras quintas-feiras de todo mês, às 9h.