Por que Anápolis não está entre as 234 cidades goianas que receberam repasse do governo federal para o pagamento do piso da enfermagem? O questionamento da categoria que atua na rede pública do município ganhou força após publicação da portaria nº 1.135, do Ministério da Saúde, na semana passada, e motivou a reunião do deputado federal Márcio Corrêa (MDB-GO), que esteve na sede do órgão nesta terça-feira (22), em Brasília, para compreender as causas do problema e entender quais medidas poderiam ser tomadas para assegurar os recursos para o município.
A informação obtida pelo parlamentar goiano por parte dos representantes do Ministério da Saúde é de que Anápolis está entre os 117 municípios brasileiros que não se cadastraram na plataforma InvestSUS, a ferramenta utilizada pelo órgão para o financiamento federal do SUS.
“Eles me informaram que, infelizmente, o município não cadastrou (os dados) dentro do link do Ministério da Saúde, mas tem uma notícia boa: o link será reaberto, novamente, para que os 117 municípios possam se cadastrar”, informou o deputado em vídeo gravado no Ministério da Saúde, ao fim da reunião com os representantes do órgão. “Temos aí um motivo para vocês ficarem tranquilos e também cobrarem do município para que possa realizar o preenchimento adequadamente”, completou Márcio.