Grupos de notícias




Caças Gripen da Força Aérea Brasileira que virão para Anápolis, recebem batismo operacional



Os caças Gripen FAB 4101 e FAB 4102 foram apresentados na Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (22). As aeronaves receberam o batismo operacional em evento que contou com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro.

A apresentação fez parte da cerimônia do ‘Dia da Aviação de Caça’, que ainda teve a entrega do prêmio de piloto de caça mais eficiente pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Os dois aviões modelo Gripen foram desenvolvidos pela empresa sueca Saab. Agora, os caças devem passar pelo processo de certificação militar para, enfim, receberem a licença de operação inicial no Brasil.

As avaliações serão feitas por pilotos da Força Aérea Brasileira, da Embraer e da Saab em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo. No segundo semestre deste ano, os aviões já devem entrar em operação.

A previsão da FAB é de que outras quatro aeronaves sejam entregues até o fim de 2022. O contrato prevê a entrega de 36 aviões até 2027. Parte deles será fabricada no complexo da Embraer, que fica em Gavião Peixoto.