Grupos de notícias




e-Título só poderá ser baixado até sábado (1º); entenda



O uso da versão digital do título de eleitor, o e-Título, é uma opção a mais na hora de votar, possibilitando ao eleitorado maior praticidade e acesso a todas as informações cadastradas na Justiça Eleitoral por meio do celular ou tablet. O documento digital, que substutui a versão em papel, está disponível no aplicativo e-Título, mas só poderá ser emitido até este sabádo (1º), um dia antes da eleição.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a população até poderá baixar o aplicativo no dia da eleição, mas, na ocasião, não será possível validar as informações já que a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral estará fechada para contabilizar os votos. Portanto, quem desejar usar a versão digital do título deverá emitir o documento até as 23h59 do sábado (1º). Para um eventual segundo turno, a regra segue a mesma, sendo possível tirar a via digital do título até a véspera, 29 de outubro.

O aplicativo apresenta dados como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais e poderá ser utilizado para justificar a ausência ao pleito no dia ou após as eleições caso o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral.

A ferramenta pode ser usada em celulares ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Para isso, é necessário acessar a loja de aplicativos e baixar gratuitamente o e-Título. Depois, é só inserir os dados pessoais, como nome completo do eleitor, data de nascimento, CPF e nomes da mãe e do pai.

De acordo com o TSE, o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico deve apresentar um documento oficial com foto sempre que utilizar o título digital.