Grupos de notícias




Surto de covid-19 causa suspensão a abrigo de idosos em Anápolis



Um abrigo de idosos que fica em Anápolis, a 55 quilômetros da capital, suspendeu visitas em função de um surto de Covid-19 que atingiu 27 moradores no local. Todos os idosos infectados no abrigo já foram imunizados com as duas doses da vacina. A maioria apresentou apenas sintomas leves. De acordo com a direção da unidade, dois morreram.

No total, 79 idosos moram no abrigo. A vacinação contra Covid-19 de todos os moradores e funcionários do espaço ocorreu há mais de 40 dias. A diretora da instituição, Roselane Rosa Gomes, afirma que todos os cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus estão sendo tomados.

Segundo a direção do abrigo, a doença pode ter chegado à unidade depois que um idoso foi levado ao hospital. Ele ficou 12 dias internado e, quando voltou, estava com estado febril e foi isolado.

As duas mortes que ocorreram no abrigo foram de um homem de 81 anos, sem comorbidades, que passou mal e foi levado para o hospital; e uma mulher de 88 anos, que faleceu no abrigo. Dois dos 27 idosos com a doença estão hospitalizados em estado grave. Do total de 30 funcionários, três estão afastados com sintomas da doença.

O médico infectologista Marcelo Daher explica que a eficácia da vacina contra a Covid-19 é comprovada e que a maioria dos infectados que já foram imunizados apresenta apenas sintomas leves.

O médico afirma que a vacina, principalmente a Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, tem proteção de 50%. Portanto, a tendência é de que 50% das pessoas vacinadas se protejam e os outros 50% ainda podem contrair a doença. O infectologista ainda explica que a vacina também serve para diminuir a gravidade da doença, mas nem sempre evita a infecção.

O número de casos registrados no abrigo, fez com que a direção da unidade suspendesse visitação de parentes aos idosos. Uma placa foi colocada na entrada do abrigo para orientar as pessoas a não se aproximarem do portão. Segundo a direção do abrigo, todos os moradores e funcionários serão testados para Covid-19.

Matéria do MAIS GOIÁS