Grupos de notícias




Criança autista é impedida de participar de apresentação do Dia das Mães em escola de Anápolis



Uma mãe de uma criança autista de 5 anos relatou que sua filha foi impedida de se apresentar no Dia das Mães na Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães localizada no bairro Jardim Guanabara em Anápolis. Segundo o relato da mãe, a coordenação da escola havia informado que a cuidadora ajudaria nos preparativos da festa, e que a mãe deveria cuidar da filha durante a festinha que ocorreu neste sábado. A ideia era que, quando a apresentação começasse, a Ana Júlia se juntasse às outras crianças para fazer a apresentação.

Neste sábado, a mãe acompanhou a filha durante toda a manhã e, quando as crianças foram para a sala de aula para se organizarem para a apresentação, a mãe levou a filha junto. No entanto, ao chegar lá, uma professora informou que a Ana Júlia não iria se apresentar e que a mãe deveria cuidar da filha durante a apresentação, ficando em um "cantinho" longe das outras crianças que estariam se apresentando.

A mãe relatou em suas redes sociais que a professora teria dito que a Ana Júlia não iria se apresentar porque nem o chapeuzinho ela iria aceitar. A mãe disse que passou a madrugada arrumando a blusinha da filha, e que foi embora assim que foi informada que sua filha não iria se apresentar.

"Se eu soubesse que minha filha iria lá só para atrapalhar, nunca teria ido, desculpa ter te levado" disse a mãe em redes sociais.

O caso gerou revolta nas redes sociais, com muitas pessoas criticando a atitude da escola e da professora. A Secretaria Municipal de Educação informou que está apurando o ocorrido para se manifestar sobre o caso.

É importante lembrar que a inclusão de crianças autistas e com outras necessidades especiais é fundamental e garantida por lei. As escolas devem estar preparadas para atender a todos os alunos de forma igualitária e respeitosa.

Fonte: Anápolis Notícias