Grupos de notícias




Dia D de Vacinação Antirrábica de cães e gatos acontece em Anápolis neste sábado (28)



A Prefeitura de Anápolis promoverá o Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos neste sábado (28). A ação contará com 70 postos de vacinação espalhados por diversas localidades do município, incluindo postos de saúde, escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIs). O atendimento ocorrerá das 8h às 17h, oferecendo uma oportunidade para os tutores garantirem a imunização de seus pets.

De acordo com as orientações da Vigilância em Zoonoses de Anápolis, é primordial que os cães sejam levados com coleira e guia, enquanto aqueles que apresentem comportamento agressivo devem estar com focinheira. Para os gatos, recomenda-se o uso de caixas de transporte adequadas, garantindo a segurança tanto dos animais quanto daqueles que estiverem presentes nos locais de vacinação.

A meta da campanha é vacinar 47.200 animais até o final de 2024. A vacinação já começou, com ações de imunização porta a porta realizadas nos distritos e povoados da região, reforçando o compromisso da Prefeitura em alcançar o maior número possível de animais.

Os postos de vacinação incluem todas as unidades de saúde do município, escolas estaduais e municipais, Centro de Educação Infantil (CEI), Corpo de Bombeiros do Jardim América e Instituto Federal de Goiás (IFG). Além disso, a Prefeitura mantém quatro postos fixos de vacinação. Durante a semana, o serviço está disponível na Unidade de Vigilância em Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e na Faculdade Anhanguera, de segunda a sexta, das 13h às 18h. A Faculdade Fama também participa, oferecendo vacinação de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, e a UniEvangélica, das 14h às 17h.

É importante lembrar que a raiva é uma infecção viral aguda caracterizada por encefalite progressiva, e a letalidade da doença chega a 100%. Animais infectados podem transmitir a raiva a outros animais e a seres humanos, por meio de mordeduras, lambeduras ou arranhaduras. O contato com morcegos, mesmo as espécies não hematófagas, também pode resultar em contágio.