Grupos de notícias




Estabilidade no abastecimento de água e outros fatores, fazem Saneago ser reconhecida por agência internacional



A agência internacional de classificação de crédito Moody’s, com origem nos Estados Unidos e uma das mais tradicionais em todo o mundo, concedeu, no último dia 28 de outubro, à Companhia Saneamento de Goiás S.A (Saneago) a nota AA+, a segunda melhor avaliação entre as fornecidas pela entidade. Esta foi a primeira vez que a Moody’s atribuiu valor à estatal.

No relatório emitido pela agência, foi levada em consideração a perspectiva estável para o futuro da empresa, fundamentada na geração de fluxo de caixa regular e previsível, pela oportunidade de crescimento e ainda pelo período consistente de duração da maioria dos contratos da empresa, administrada pelo Governo de Goiás.

Para atribuir a nota AA+ à estatal goiana, a Moody’s levou em consideração ainda as métricas de crédito da companhia, consideradas fortes, e a estabilidade no abastecimento, mesmo diante dos recentes cenários de crise hídrica no Brasil, bem como os índices baixos em relação às perdas de água na distribuição.

Outros dois pontos apresentados pela agência para atribuição da nota também foram a promoção do esgotamento sanitário universal, cujo crescimento recente foi ressaltado, e o fortalecimento da estrutura de governança, que permitiu ganho de credibilidade junto ao mercado financeiro.

Números

No ano passado, o índice de atendimento de pessoas com água tratada em Goiás passou para 97,4% da população, com um total de 62 mil economias de água. Em relação ao tratamento de esgoto, 64,7% da população recebe o serviço, conforme o balanço. Foram registradas ainda 64 mil economias neste setor.

Ainda em 2020, foi notada a redução de 5,58% no índice de perdas de água na distribuição, com relação ao ano de 2019. Com o percentual de 26,9% no total, Goiás obteve um número quase um terço menor do que a média nacional neste campo, que é de 39,2%.