Grupos de notícias




Estudantes anapolinos participam da abertura oficial da 50ª edição dos Jogos da Primavera



Animação, emoção e alegria tomaram conta da noite desta quarta-feira, 22, momento que a gestão municipal abriu oficialmente a 50ª edição dos Jogos da Primavera no Ginásio Internacional Newton de Faria. A solenidade contou com o desfile de 75 instituições de ensino em suas delegações. Além dos estudantes, participaram professores, pais e familiares, que festejaram o início da competição que movimenta e fortalece os vínculos das unidades escolares do município.

O anúncio do início oficial dos jogos ficou por conta do prefeito Roberto Naves. “Que vocês possam aproveitar esses jogos que foram organizados com muito carinho pela Prefeitura de Anápolis e viver o espírito esportivo que, com certeza, está no coração de cada um de vocês. No mais, declaro abertos os Jogos da Primavera, da 50ª edição, organizados pela Prefeitura Municipal de Anápolis”.

Um momento de muita emoção foi o reconhecimento público do jornalista Nilton Pereira, que fez parte da organização da primeira edição dos Jogos da Primavera, realizada em 1972. O jornalista, bastante emocionado, recebeu das mãos do chefe do Executivo um troféu que marca o jubileu de ouro dos jogos. “Volta aqui a memória de 50 anos, quando idealizamos e plantamos a semente do que é hoje aqui. Valeu a pena participar da história do esporte anapolino”, relembrou emocionado.

A abertura contou com a participação do Rei e da Rainha eleitos na última semana, além de todos os príncipes e princesas, que abrilhantaram a noite. As escolas vencedoras da última edição dos jogos também participaram e foram premiadas com os troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares. São elas: CEPMG Dr. César Toledo, Escola Crescer e CEPMG Gabriel Issa, respectivamente.

“A gente vem aqui fomentar a prática esportiva através desta grande festa que são os Jogos da Primavera. Agradecemos ao prefeito Roberto Naves por todo apoio que tem dado ao esporte em nossa cidade. Esporte é vida, traz vitalidade, foco, disciplina. É isso que pretendemos fazer em nossa cidade, investir nas práticas esportivas, através de políticas públicas como o Bolsa Atleta, como o programa de Iniciação Esportiva e os grandes eventos como o de hoje”, comentou a secretária de Integração, Eerizania Freitas.

O secretário de Educação, Alex Martins reforçou a importância do esporte aliado ao ensino. “A educação é um campo muito propício e fértil para as práticas esportivas. Através dos jogos, podemos falar de divisão de tarefas, trabalho coletivo, socialização de ambientes. Temos várias pesquisas que mostram que as práticas esportivas potencializam muito o processo de ensino aprendizagem dentro do ambiente escolar”.  

A competição

Os jogos se iniciam no dia 25 de novembro, com previsão de encerramento no dia 15 de dezembro e acontecem no Ginásio Internacional Newton de Faria, no Centro Poliesportivo Gracinda Maria da Silva, no Parque JK, nas Escolas da Rede Municipal de Educação e demais parceiros, como a UniEvangélica, a Casa do Hip Hop, o CEPMG Cesar Toledo, o CEPMG Gabriel Issa, o Sesi Jaiara, o Colégio Galileu e a Academia de Tênis de Mesa (ATTM).

Participam cerca de cinco mil estudantes de Anápolis e alguns municípios limítrofes. Cerca de 90 instituições se inscreveram para a competição, mas a presença na abertura oficial, como previsto no regulamento, era obrigatória e a não participação poderia desclassificar a unidade escolar.

As tabelas oficiais de todas as 15 modalidades esportivas devem ser divulgadas nos próximos dias. As modalidades esportivas contempladas nas competições se dividem em individuais e coletivas. As coletivas são futsal, basquete, handebol, voleibol e queimada, e cada unidade de ensino pode inscrever um grupo de estudantes para cada categoria. Já as individuais são atletismo, badminton, capoeira, judô, karatê, natação, patins, skate, tênis de mesa e xadrez.