A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI) visitou a central do Zap 24h da Prefeitura de Anápolis. A equipe iniciou a visita no Ceitec — Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis —, e depois seguiu para a central do Zap 24h. A SECTI demonstrou interesse em expandir o modelo para outros municípios goianos.
Durante a visita, na última sexta-feira (5/7), eles conheceram o funcionamento e os benefícios da ferramenta, que atingiu a marca de 568.591 atendimentos. Entre os principais serviços solicitados pela população estão consultas (207.894), exames (142.071), disque prefeitura 156 (57.737), IPTU (43.276), protocolos (27.947), denúncias de dengue (26.969) e cartões SUS (16.776).
Além disso, o balanço mostrou que 91% dos usuários avaliam positivamente a ferramenta, com notas a partir de 7 indicando aprovação do atendimento.
O Zap 24h tem como principal diferencial a abertura automática de protocolos, que ocorre em média de cinco minutos. Esse é um contraste com o processo burocrático comum em muitas cidades. A ferramenta atende mais de 400 serviços, concentrando todas as secretarias em um único número, inclusive para agendamento de consultas e exames.
A modernização da plataforma foi intensificada no final de 2023, quando o serviço passou a funcionar 24 horas por dia. Houve um aumento no número de servidores para atendimento e a modernização do chatbot, que ficou mais ágil e intuitivo. A plataforma também foi integrada às tecnologias de controle interno da administração, permitindo um monitoramento preciso dos serviços prestados. Isso auxilia no melhoramento contínuo da ferramenta e nos processos de tomada de decisão.
Por Metrópoles