Grupos de notícias




Em Anápolis, Bolsonaro diz que fraude nas levou às eleições de 2018 para o segundo turno



Durante discurso na Church in Connection, em Anápolis, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dizer que venceu a eleição presidencial de 2018 no primeiro turno e que houve fraude para levar a disputa ao segundo turno. Bolsonaro repetiu a tese de que só não conseguiram impedir a sua consagração porque ele “teve muito voto”.

“Eu fui eleito no primeiro turno. Tenho provas materiais disso. Mas o sistema, a fraude – que existiu, sim – me jogou no segundo turno”, declarou. Bolsonaro, contudo, nunca apresentou as provas, apesar de repetir o discurso em diversas situações.

Na ocasião, ele também jogou indiretas contra a China por causa da pandemia. “Esse vírus nasceu de animal ou laboratório? Eu tenho na minha cabeça de onde ele veio pra que”, afirmou antes de criticar, mais uma vez, as medidas restritivas tomadas por prefeitos e governadores no País para frear o contágio da doença.

Inclusive, ele voltou a falar sobre as mortes pela Covid. Segundo ele, um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) dava a entender que houve um superdimensionamento de mortos pela doença para gestores pudessem receber mais verbas.

Em nota, contudo, o TCU já desmentiu o presidente. “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje.”

Bolsonaro afirmou, ainda, que sem esse superdimensionamento o Brasil seria um dos países com menos mortes pela doença em 2020. Para ele, o motivo é o tratamento precoce, citando a hidroxicloroquina – que não tem comprovação científica. “A vacina também não tem comprovação científica, está experimental”, declarou.

Vale destacar também que as vacinas utilizadas no país foram testadas em três fases até receberem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mesmo que emergencialmente, a Anvisa reconhece a eficácia científica dos imunizantes.

Matéria do Mais Goiás