Um dos criminosos mais perigosos e procurados do país, José Almeida Santana, conhecido como “Pedro Bó”, integrante da cúpula do PCC, foi baleado na tarde deste sábado (22) após trocar tiros com equipes da Polícia Militar de Goiás, em Anápolis. Segundo as primeiras informações, ele reagiu à abordagem efetuando disparos contra os policiais, que revidaram e o neutralizaram. O criminoso foi socorrido e encaminhado ao hospital.
Pedro Bó, natural do estado de São Paulo, é apontado como traficante internacional de drogas, sendo um dos maiores compradores de cocaína da Bolívia e responsável por abastecer redes criminosas que distribuem o entorpecente para Europa e África Ocidental. Ele também é investigado por movimentar milhões mensalmente em operações de tráfico e lavagem de dinheiro.
Entre seus crimes mais emblemáticos, está o financiamento do furto ao Banco Central de Fortaleza, em 2005, considerado um dos maiores da história do país, com prejuízo estimado em R$ 160 milhões. Além disso, ele é apontado como um dos responsáveis por financiar a construção de um túnel até a sede da empresa de valores Prosegur, em Ciudad del Este, no Paraguai, em 2017, ação que chamou atenção pela estrutura sofisticada e planejamento de alto nível.
Pedro Bó estaria em Anápolis possivelmente para praticar um novo grande roubo, seguindo o padrão de crimes cometidos em vários estados. A operação que resultou no confronto mobilizou equipes da CPE, Tático e Graer.