Grupos de notícias




Saúde amplia dose de reforço para todos os brasileiros maiores de 18 anos



O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (16/11), a ampliação da aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para toda população adulta brasileira. A nova orientação é de que pessoas com 18 anos ou mais procurem um posto de saúde para tomar a dose adicional cinco meses após a aplicação da segunda dose do imunizante contra a covid-19. Anteriormente, o reforço era recomendado apenas para idosos com mais de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

Além disso, o intervalo para aplicação desta dose adicional também também foi reduzido. Antes, o indicado era tomar o imunizante seis meses após completado o esquema vacinal contra a covid-19.

A indicação da pasta é de que essa dose adicional seja, preferencialmente, feita com uma vacina diferente daquela que a pessoa recebeu anteriormente. "É o que nós chamamos de vacinação heteróloga. Essa decisão é apoiada na ciência. Temos dados que embasam isso", ressaltou o ministro.

Segundo a secretária especial de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite, ainda não há estudos para determinar a necessidade da dose de reforço na população com menos de 18 anos.