Grupos de notícias




Caiado publica Decreto de reabertura do comércio; Saiba o que pode voltar a funcionar em Goiás



O governador Ronaldo Caiado assinou na manhã desta segunda-feira (13) o novo decreto estadual. O documento prevê a reabertura de várias atividades econômicas. A medida se dá após o período de 14 dias de quarentena da normativa anterior. O texto permite reabertura de bares, restaurantes e academias. Também estão permitidas atividades esportivas, inclusive jogos, desde que com portões fechados, e religiosas. Salas de cinema, boates e eventos públicos ou privados de quaisquer natureza seguem proibidos. Também é vedada visita a presídios e pacientes internados com Covid-19.
O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, destacou a importância do distanciamento social, mas reforçou que esta não é a única medida de mitigação. “Ele cumpriu o achatamento da curva e possibilitou a expansão da rede de saúde. Neste momento, temos diversas atitudes e ações atenuantes. O isolamento social é mais um dos atenuantes. Neste momento, sozinho, é anacrônico. O distanciamento social não é mais objeto de normativas, mas de consciente coletivo”, afirmou.
Em sua fala, Caiado falou que não se pode banalizar a vida e pediu que fossem respeitados os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias. O prefeito Iris Rezende ressaltou que o comércio é o principal vetor econômico da capital e lembrou que sempre estava ao lado das ações do Estado. Em Anápolis, até então, continuam valendo as regras do decreto municipal, que recentemente colocou a cidade em nível moderado da matriz de risco de disseminação da Covid-19 e enrijeceu o isolamento social. Link do decreto