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Enel é multada em R$62 milhões pela AGR, por má prestação de serviço



O Governo de Goiás, através da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), multou a Distribuidora de Energia Enel Goiás em R$ 62,1 milhões. O auto de infração foi emitido no último dia 15 de novembro e entregue na tarde desta segunda-feira (18) à diretoria da Enel, em Goiânia. A empresa tem o prazo de 10 dias para recorrer do auto de infração. A sanção foi dada depois que técnicos da AGR realizaram uma fiscalização onde constaram que os serviços prestados pela empresa como, o atendimento ao consumidor, alteração de titularidade e faturamento de energia elétrica, estavam sofrendo alterações. Os recursos das multas deverão ser revertidos para a Conta de Desenvolvimento Energético e são aplicados em programas do Governo Federal, dentro do Sistema Elétrico. A empresa já  havia sido alvo de processo criminal pela não fornecimento de energia em São Miguel do Araguaia, no início deste mês. Moradores, comerciantes e empresários da região relataram à Polícia Civil prejuízos na ordem dos R$ 300 mil. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa, que investiga a  Enel, também tem ouvido especialistas e estuda a possibilidade de pedir o indiciamento da empresa. Plano emergencial Devido à essa série de problemas criados por causa da prestação de serviços da Enel Goiás, a Aneel determinou a elaboração de um Plano Emergencial de Resgate da Qualidade do serviço prestado no Estado de Goiás. O intuito do plano é realizar ações que melhorem os indicadores que apontam a qualidade do serviço prestado. O POPULAR entrou em contato com a assessoria de imprensa da Enel Goiás, porém ainda não obteve resposta. O outro lado Por meio de nota, a empresa ressaltou que a fiscalização se refere a questões de 2018 e início de 2019 e que tem cumprido o plano de investimentos no Estado. "A Enel Distribuição Goiás informa que a multa aplicada pela AGR, após fiscalização realizada em junho,  se refere a questões relacionadas ao atendimento comercial no período de 2018 e início de 2019. A companhia acrescenta que está analisando o teor do relatório recebido hoje da AGR e reitera seu compromisso com o Estado para continuação do plano de investimentos que tem sido cumprido, como acordado com o governo estadual,  Ministério de Minas Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)." Matéria do O Popular