Pesquisa Serpes/O Popular aponta que Roberto Naves deve ser reeleito neste domingo

O prefeito de Anápolis Roberto Naves (PP) deve ser reeleito neste domingo (29), segundo a pesquisa Serpes/O Popular, realizada no dia 26 de novembro. De acordo com o levantamento, o pepista tem 60,5% das intenções de votos contra 39,5% do seu adversário, o deputado estadual Antônio Gomide (PT). Estes números são do cenário de votos válidos – que não considera os votos brancos, nulos e as abstenções, e que é utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir o vencedor.

A vantagem do pepista de 21 pontos porcentuais está fora da margem de erro de 4,9 pontos para mais ou para menos. No cenário estimulado geral, que considera as intenções de votos nulos, brancos e abstenções, Naves lidera com 49,6% da preferência do eleitorado. Gomide, por sua vez, foi escolhido por 32,4% dos entrevistados. A diferença é de 17,2 pontos. Do total, 12,7% dos eleitores que responderam a pesquisa disseram que anularão o voto ou não votarão. Já 5,2% informaram que ainda não se decidiram.

No primeiro turno das eleições, o prefeito Roberto Naves terminou na frente com 82.139 votos (46,64% dos válidos). O deputado Antônio Gomide foi o segundo mais votado, escolhido por 50.843 eleitores (28,87%). Como Naves não conseguiu 50% mais um voto válido – e Anápolis possui mais de 200 mil eleitores -, a disputa foi para o segundo turno.

Espontânea

No levantamento espontâneo da pesquisa, quando o entrevistado diz em quem pretende votar sem que lhe seja fornecida uma lista com os nomes dos candidatos, Roberto Naves também lidera com 47,9% das intenções de voto. Já Antônio Gomide tem 31,9% da preferência dos entrevistados. Vale lembrar que a pesquisa espontânea mede a consolidação do voto.
Para a Serpes, 13% dos eleitores disseram espontaneamente que anularão o voto ou não votarão. Do total, 7,2% dos entrevistados responderam que ainda não decidiram em qual candidato votarão no domingo (29).

A pesquisa ainda mostra que cerca de um terço do eleitorado anapolino rejeita o deputado Antônio Gomide. O índice de pessoas que disseram que não votarão nele de jeito nenhum é 32,4% do total. O atual prefeito Roberto Naves tem uma rejeição mais baixa, de 23,7%.

Aos entrevistadores, 42,4% responderam que não rejeitam nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno pela prefeitura de Anápolis e 5% disseram que não decidiram quem rejeitam.
A pesquisa Serpes/O POPULAR em Anápolis entrevistou 401 eleitores do município no dia 26 de novembro de 2020. O nível de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), como manda a legislação, com o número GO-02189/2020.

Matéria do O Popular

Tags:
Por: Redacao, em 28 de novembro de 2020

Qual seu comentário a respeito disso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *