Grupos de notícias




Anápolis insere 1.686 profissionais de enfermagem no Ministério da Saúde



Os dados dos profissionais de enfermagem de Anápolis, incluindo as redes municipal e filantrópica, foram inseridos no InvestSUS, plataforma do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, 14  às 18h25. O prazo final estipulado pelo Governo Federal é até 15 de setembro, mas a Secretaria Municipal de Saúde se adiantou para prevenir qualquer tipo de intercorrência no sistema. A finalização do envio foi acompanhado pela diretora executiva do SindiSaúde, Sílvia Regina do Nascimento e Silva.

Ao todo, foram inseridos no mês de setembro, 1.686 profissionais de enfermagem que neste período estão com Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES) regulares e atualizados no DataSUS, plataforma e processamento de dados do Ministério da Saúde. A diferença com o documento anterior que constava mais de 900 profissionais deve-se ao fato de a plataforma não ter considerado os profissionais que atuam em algumas instituições filantrópicas e também em Organizações Sociais (OSs).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elinner Rosa, por esse e outros fatores como a rotatividade de profissionais, já que há dinamismo nas informações, a inserção passará a ser feita mês a mês. “São dados dinâmicos que requerem atualizações constantes. Por exemplo, profissionais que mudam de município ou realizam serviços administrativos ou de gestão que são automaticamente retirados do CNES por não atuarem como enfermeiros ou não estarem no município ora cadastrado”, pontua a secretária municipal de Saúde, Elinner Rosa.

Para o cadastramento no InvestSUS é necessário cumprir critérios exigidos pela plataforma e os dados são dinâmicos, podendo ser inseridos ou retirados mediante a situação do profissional. “O trabalho junto à plataforma é uma rotina dentro da Secretaria Municipal de Saúde”, frisa a secretária.