Em 2019, a Prefeitura de Anápolis se tornou a primeira cidade do país a lançar o “Zap da Saúde”, que facilitou o acesso da população ao agendamento de consultas, exames e para tirar dúvidas quanto ao atendimento e funcionamento da saúde pública municipal. Logo após, a ferramenta foi ampliada, contemplando todos os serviços da gestão municipal. Agora, o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, promete levar o projeto “Zap da Saúde” para todo o país. “É o fim das filas na Saúde do Brasil”, garante o presidente em seu programa eleitoral de rádio e TV.
O projeto inovador implantado em Anápolis já foi pauta de fóruns de tecnologia por todo o país e até no exterior. Em 2019, o prefeito Roberto Naves foi convidado para palestrar no Congresso Estadual de Municípios do Estado de São Paulo, realizado em Campos do Jordão. O evento reuniu políticos renomados como João Dória, Ciro Gomes, Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin. Já no ano passado, o prefeito palestrou em Barcelona - Espanha sobre o tema, em evento realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Já neste ano de 2022, Naves foi convidado pela Câmara dos Deputados para apresentar o “Zap da Saúde” no seminário “Gestão Inteligente Cidades Digitais”.
O “Zap da Saúde” não é a primeira ferramenta implantada em Anápolis e utilizada pelo Governo Federal. Ainda em 2019, o prefeito Roberto Naves lançou pela primeira vez no país a ideia das Unidades Básicas de Saúde de Horário Estendido, que funcionam das 7h às 22h. Na ocasião, vários postos de saúde de Anápolis já começaram a funcionar em horário estendido. Meses depois, o então Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, instituiu o programa em todo o país.