A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Goiás (FICCO/GO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Vulcano, com foco no enfrentamento a uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas, crimes violentos e outras práticas ilícitas no estado.
A ação ocorre simultaneamente nos municípios de Anápolis, Corumbá de Goiás e Uruaçu. Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão, expedidos pela 2ª Vara das Garantias da Comarca de Goiânia.
A operação reúne forças de segurança estaduais e federais, com a participação da Polícia Militar de Goiás, por meio do 3º e 18º Comandos Regionais, do 37º Batalhão, da CPE, do BPCães e da Agência Regional de Inteligência do 3º CRPM, além da Polícia Federal, Polícia Civil de Goiás, SENAPPEN e Polícia Penal.
Segundo as investigações, o grupo possuía uma estrutura organizada, com divisão de funções e hierarquia definida, atuando principalmente no tráfico de drogas. As apurações também indicam a prática de cobrança de dívidas ilícitas e a aplicação de punições internas, características comuns de organizações criminosas.
Durante o cumprimento dos mandados de busca domiciliar, as equipes localizaram e apreenderam uma arma de fogo e munições, que foram encaminhadas para perícia e submetidas aos procedimentos legais.
De acordo com a FICCO, as medidas judiciais têm como objetivo interromper as atividades do grupo, aprofundar a coleta de provas e responsabilizar criminalmente os envolvidos. A integração entre as forças de segurança é apontada como fundamental para ampliar a eficácia das ações de combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas, aos crimes violentos e ao porte ilegal de arma de fogo.