O empresário e médico Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Caoa, morreu no sábado, 14, aos 77 anos, em São Paulo. Em nota, a diretoria da Caoa disse: “Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”.
Caoa se tornou conhecido por ser o maior revendedor de veículos da Ford no país. Em seguida, começou a vender automóveis da Hyundai, da Caoa Cherry e da Subaru. Posteriormente, apreciador de desafios, decidiu fabricar carros da Hyundai no Brasil. Em Anápolis, em 2007, investiu 1,2 bilhão de reais na estruturação da Caoa Montadora de Veículos. Em 2017, comprou, por 60 milhões de dólares, o controle da Chery no Brasil. A empresa se tornou a Caoa Chery.
A Caoa é dirigida, desde 2013, por executivos profissionais. O atual presidente é Mauro Correia. Caoa era o presidente do Conselho de Administração, mas o comando da empresa — o dia a dia — havia sido profissionalizado.
Todos que conheceram Caoa dizem que era um empresário visionário e que apreciava correr riscos. Daí seu imenso sucesso.
A história do Landau
Em 1979, médico-cirurgião famoso em Campina Grande, na Paraíba (nasceu no Estado), Caoa decidiu comprar um Landau. Ocorre que a concessionária que lhe vendeu o automóvel quebrou. Então, no lugar do carro, o empresário acabou comprando, baratinho, a concessionária.
O nome Caoa advém de: C de Carlos, A de Alberto, O de Oliveira e A de Andrade.