Grupos de notícias




Campanha do MP e da Polícia Civil contra a embriaguez ao volante começa hoje em Anápolis



Terá início nesta quinta-feira (2/12) o projeto Trânsito sem Embriaguez, na cidade de Anápolis. A iniciativa foi proposta pelos promotores de Justiça da área criminal da comarca e deverá se estender por todo o próximo ano.

Serão parceiros do Ministério Público de Goiás (MPGO) nesta iniciativa a prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), e as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. O objetivo é buscar a conscientização de todos os condutores de veículos automotores. Para isso, em diferentes datas, serão realizadas fiscalizações em pontos estratégicos da cidade, também com a participação de promotores de Justiça.

O projeto surge em um momento de crescente número de crimes por embriaguez ao volante, de acordo com os dados repassados pelo delegado Manoel Vanderic, responsável pela Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT) de Anápolis. Segundo aponta, somente neste ano, foram apuradas 94 mortes no trânsito, 30% delas vinculadas à embriaguez ao volante.

Ele acrescenta que, até a presente data, tendo como base apenas o ano de 2021, foram 631 prisões em flagrante pelo artigo 306 (embriaguez ao volante) do Código de Trânsito Brasileiro, sendo 410 efetuadas pela DICT e 221 pelas Polícias Militar e Rodoviária Federal. Se forem acrescentados outros crimes de trânsito, as prisões saltam para 805.