A concessionária Triunfo Concebra deixará, a partir de março, a administração de 530 quilômetros da BR-153, no trecho entre Hidrolândia (GO) e Campo Florido (MG). A mudança ocorre após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) redesenhar a concessão da chamada Rota Sertaneja.
No território goiano, o segmento que se estende até Itumbiara soma 174 quilômetros. Segundo a ANTT, a assinatura do termo de transição entre as concessionárias está prevista para o dia 27 de fevereiro e, em até 30 dias após o ato, a nova empresa deverá assumir oficialmente a operação da rodovia.
O leilão da Rota Sertaneja (BR-153/262/GO/MG) foi realizado em 6 de novembro de 2025 e resultou em uma redução de 24,80% na tarifa de pedágio. O contrato prevê investimentos estimados em R$ 10,4 bilhões ao longo de 30 anos.
Em nota, a Triunfo Concebra informou que continuará responsável pelos serviços de atendimento médico e mecânico, conservação, pavimentação e obras emergenciais até a conclusão do processo de transição.
Já o trecho que passa por Anápolis permanece sob concessão da empresa. Atualmente denominado Rota do Pequi, ele deverá passar por novo leilão previsto para o primeiro semestre deste ano. A definição sobre eventual troca de administração dependerá das etapas regulatórias conduzidas pela ANTT.