Grupos de notícias




Brasil registra dois casos positivos confirmados da variante ômicron



O Brasil entrou, na tarde desta terça-feira (30), para a lista de países com registros de infecções pela ômicron, a nova variante do coronavírus descoberta na África do Sul.

Amostras laboratoriais de um casal proveniente da África do Sul que desembarcou em São Paulo apresentaram resultado positivo para a nova cepa, segundo informou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os testes foram realizados no laboratório Albert Einstein e passaram por uma contraprova no Instituto Adolfo Lutz (IAL), que confirmou a presença da nova variante.

O casal chegou ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, no dia 23, de um voo que partiu da África do Sul. Eles portavam exames negativos para a Covid-19.

No retorno ao país africano, o casal se submeteu a novos exames no laboratório localizado no mesmo aeroporto, no dia 25, um dos procedimentos para o embarque em viagens aéreas na pandemia.

Na ocasião, ambos tiveram resultado positivo para a Covid-19, e o fato “foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo”, disse a Anvisa.

O laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético das amostras e também notificou a Anvisa, nesta terça, de que o material continha a variante Ômicron do Sars-Cov-2. A confirmação veio após análise do Instituto Adolfo Lutz.