Grupos de notícias




Programa Forças no Esporte encerra atividades do ano de 2023



Cerca de 400 estudantes, que são atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp), participaram nesta semana das atividades de culminância no ano de 2023. Os alunos foram recebidos pela equipe da Base Aérea de Anápolis, no Clube Mach 3, para uma tarde de muita diversão com piscina, brinquedos, sorvete, algodão-doce e distribuição de presentes.

Alex Martins, secretário municipal de Educação, reforça a importância do programa na vida dos estudantes. “O Profesp realiza um brilhante trabalho social e educacional por meio do esporte. Trazer essa prática para o cotidiano dos estudantes cria oportunidades para que possamos desenvolver políticas públicas na área de prevenção aos riscos sociais e assim proteger o nosso maior patrimônio, que são nossas crianças e adolescentes”, comenta.

“A Base Aérea de Anápolis, dentro da força aérea, é a organização com a maior quantidade de crianças atendidas pelo Profesp e cada vez este número aumenta mais, graças à parceria com a Prefeitura de Anápolis por meio da rede municipal de educação, que apoiam essa iniciativa”, comentou o comandante da Baan, coronel Renato Leite.

O programa funciona desde 2007 e atende crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos. O objetivo é reduzir os riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social. As escolas participantes são de áreas com maior vulnerabilidade social e a escolha dos estudantes é feita por meio de sorteio.

O Profesp oferece atividades no contraturno escolar como natação, futebol, karatê, atletismo, xadrez, além de promover diálogos e palestras. Os estudantes são acompanhados por coordenadores pedagógicos e esportivos, além de monitores, e também têm todo o suporte alimentar durante o tempo em que estão dentro da organização militar.

Em 2023, participaram do Profesp as escolas municipais Alfredo Jacomossi, Belisária Correa de Faria, Dona Alexandrina, Dr. Adahyl Lourenço Dias, Jerônimo Vaz, João Beze, Manoel Gonçalves da Cruz, Pedro Ludovico Teixeira, Presbiteriana Dayse Fanstone e Prof. Ernst Heeger.