Anápolis continua avançando no que diz respeito à Educação e a alfabetização dos estudantes. A gestão municipal tem realizado diversos investimentos visando a melhoria na qualidade do ensino dos estudantes, desde a criação do Núcleo de Alfabetização, composto por servidoras especialistas no assunto que analisam e intervém diariamente na alfabetização da rede e ministram formações para os professores, até à aquisição de materiais pedagógicos que fazem parte de um sistema de ensino completo.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2022, o analfabetismo em Anápolis caiu de 5,3% para 3,79%, dentro da faixa etária de 15 anos ou mais de idade. Dentro do ranking comparativo com os estados e com o cenário nacional, Anápolis figura com 96,2% de alfabetização, enquanto Goiás tem 94,5% e o Brasil, 93%.
"O nosso compromisso, enquanto Prefeitura de Anápolis e Secretaria Municipal de Educação, é continuar trabalhando para que os nossos estudantes cresçam cada vez mais no processo de ensino-aprendizagem. E estes dados divulgados pelo IBGE mostram que o trabalho realizado nos últimos anos tem gerado frutos até hoje", ressalta Flávia Fernanda, secretária municipal de Educação.
O censo do IBGE também mostra que, no ano de 2010, 94,7% da população dentro da faixa etária de 15 anos ou mais era alfabetizada. Já no ano de 2022, essa porcentagem saltou para 96,21%. Ou seja, neste ano, cerca de 306.615 moradores da cidade sabiam ao menos ler e escrever um bilhete simples, enquanto 12.092 moradores eram considerados não alfabetizados.
O IBGE ressalta que o acesso à educação como direito social é pressuposto básico para o exercício de todos os outros direitos, sendo a alfabetização o primeiro passo para a garantia desse direito. Somente com a Constituição de 1988, o ensino obrigatório e gratuito passou a ser direito de todos os cidadãos, independentemente da idade, e sua oferta tornou-se assegurada inclusive àqueles que não tiveram acesso em idade apropriada.
Núcleo de Alfabetização
O Núcleo de Alfabetização da Rede Municipal de Educação de Anápolis é uma proposta de gestão dos processos relacionados ao tema, por meio de observação, acompanhamento e formação continuada de professores do 1º e 2º anos e Pré-escola na tentativa de, a partir de suas ações, possibilitar a construção de uma política pública de alfabetização para a rede.
O núcleo se encontra, atualmente, dentro do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), tendo como responsáveis as professoras e servidoras efetivas Keyla Gonçalves, Fabiane Neres de Brito Moreira e Leslie Dias Poloniatto.