Grupos de notícias




Sobe para 32 o número de idosos que testaram positivo para Covid-19 em abrigo, em Anápolis



Mais cinco idosos testaram positivo para Covid-19 e agora o número de infectados no abrigo Professor Nicéphoro Pereira da Silva em Anápolis, na região Central de Goiás, subiu para 32. No entanto, esse número pode ser maior, visto que são aguardados os resultados de aproximadamente outros 50 exames. Todos os internos foram imunizados com as duas doses da CoronaVac.

Treze idosos seguem internados, sendo três deles estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a diretora do abrigo, Roselaine Rosa Cardoso Gomes, mais conhecida como Elaine, até por volta das 11h50 ela não tinha recebido os boletins atualizados com os estados de saúde dos idosos.

Quatro funcionários também testaram positivo e foram afastados das atividades. Duas mortes foram registradas na unidade, uma delas confirmada para a doença. Um terceiro óbito está sob investigação.
Elaine relata que desde 25 de maio de 2020 as visitas ao abrigo estão suspensas e neste período não houve nenhum caso positivado. A diretora também fala que não é possível identificar como o vírus chegou até o local.

Ela explica que a unidade possui grades na frente e com isso alguns familiares vão até o local e passam comida, objetos e tocam nos internos. “Quando vemos eles já entregaram e tiveram contato com o idoso.”

Elaine também relata que neste período alguns idosos sofreram quedas e precisaram de atendimento médico fora do abrigo.

Procurado pela reportagem, o Instituto Butantan informou, em nota, “que a vacina Coronavac está associada à queda de internação e mortalidade de idosos por Covid-19.” O comunicado informa ainda que “é importante esclarecer que nenhuma vacina é barreira para a infecção pelo vírus Sars-Cov-2, mas reduz expressivamente o risco de uma pessoa ter a doença, evitando, sobretudo, quadros graves, hospitalizações e mortes. “

Matéria do O Popular