Grupos de notícias




Anápolis sobe para 81% de ocupação dos leitos de UTI e lockdown é questão de tempo



Anápolis chegou nesta quarta-feira (03) a 81% de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, o prefeito Roberto Naves já anunciou que se a cidade chegar a 90% de ocupação, Anápolis deverá ter o lockdown.

Pelo crescimento de casos nos últimos dias, já se avalia que o lockdown é questão de tempo. No último final de semana Roberto Naves conseguiu viabilizar mais 10 leitos de UTI, mantendo a cidade no risco moderado e  adiando um eventual lockdown.

A UPA Geriátrica que está sendo construída no antigo CAIS Progresso deverá ser utilizada como Centro de Internação para COVID, mas os leitos que estarão disponíveis serão para enfermarias e não UTIs.

"Estamos trabalhando incansavelmente para tentar evitar o lockdown, o fechamento prejudica muito os comerciantes que estão se reerguendo, além da economia do município, mas a população tem que colaborar", disse uma fonte da prefeitura.

Anápolis hoje possui 60 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, tudo custeado com dinheiro do município, leitos que são exclusivos para população Anapolina.

"Conseguimos criar estes 60 leitos, adquirir equipamentos e contratar funcionários no início da pandemia, nos planejamos antes, se não existissem estes leitos que criamos, já estaríamos em Lockdown a muito tempo", disse.

Anápolis é a cidade de Goiás que mais investiu em combate à Covid-19, a primeira do país a criar a matriz de risco, que depois também foi adotada pelo Ministério da Saúde.